Clara Jost
Formadora Vídeo
Clara Jost é artista, realizadora e montadora, nascida e criada em Lisboa, Portugal. Estudou montagem e realização na Escola Superior de Teatro e Cinema (Lisboa) e é mestre em Artes Audiovisuais pela KASK (Gante, Bélgica), que frequentou como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian.
O seu trabalho parte de objetos do quotidiano, explorando as suas camadas históricas, emocionais e culturais. As suas obras subvertem o estímulo constante da economia da atenção, oferecendo uma oportunidade para descobrir profundidade nas coisas banais que nos rodeiam.
As suas curtas-metragens foram selecionadas em festivais na Europa, Ásia e Américas, entre os quais: Premiers Plans Angers (França), Festival du Nouveau Cinéma Montreal (Canadá), Lago Film Fest (Itália), ZINEBI (Espanha), Alchemy Film and Moving Image (Escócia), Kasseler Dokfest (Alemanha), Beijing International Short Film Festival (China) e London Short Film Festival (Reino Unido). Foram ainda exibidas em espaços como a Kunsthalle Münster (Alemanha), o Museu Malba (Argentina), o Palácio das Artes de Belo Horizonte (Brasil) e o CAM Gulbenkian (Portugal). Como montadora, colaborou com Teresa Villaverde, Paula Tomás Marques, Salomón Pérez e João Onofre, entre outros.
Os seus trabalhos mais recentes incluem Felicidade numa panela (2024) e Bonjour Eric (2024), este último atualmente disponível na plataforma DaFilms. Participou também em duas exposições coletivas com peças multidisciplinares: na Associação Alfaia (Loulé, PT) e na Zaratan (Lisboa, PT).
Escreve para o À Pala de Walsh, lecciona no projecto Cinema Cent Ans de Jeunesse com a Associação Os Filhos de Lumière (Sintra), no Ar.Co (Lisboa) e na ETIC_Algarve (Faro). Actualmente, encontra-se a trabalhar na sua primeira longa-metragem.
Acompanha o trabalho da Clara no Instagram e no seu website.

